terça-feira, 23 de agosto de 2011

Bilheterias americanas: quatro fracassos e uma surpresa

Com faturamento quase 26% menor do que a semana passada e um banho de sangue bem maior do que nas anteriores, as bilheterias deste fim de semana traduzem novidades em fracassos, mas reservam uma surpresa.

Apesar de quatro estreias em grande circuito, um filme já em cartaz assumiu a liderança, subindo do 2º para o 1º lugar. Histórias Cruzadas teve aumento de salas e arrecadou mais US$ 20 milhões, somando após 10 dias de exibição US$ 71.3 milhões, quase três vezes o seu orçamento. O desempenho do longa com Emma Stone (foto) desperta a atenção porque esta é a segunda vez que uma produção sobe para o primeiro posto em 2011. A outra foi Bravura Indômita, que tinha a força das indicações ao Oscar para impulsionar.

Enquanto isso, Planeta dos Macacos - A Origem perdeu 43%, se segurou na 2ª colocação com mais US$ 16.1 milhões, totalizando US$ 133.5 milhões após 17 dias em cartaz. Um desempenho muito melhor do que Planeta dos Macacos (2001).

Entre as estreias, Pequenos Espiões 4 se saiu melhor, assumindo o 3º lugar com pouco mais de US$ 11.6 milhões, o pior desempenho da franquia, representando pouco mais que 1/3 do arrecadado por Pequenos Espiões 3D, que abriu com US$ 33.4 milhões em 2003. Ou seja, esses oito anos de intervalo não foram nem um pouco benéficos.

Outro fiasco foi o novo Conan, o Bárbaro, que vendeu apenas US$ 10 milhões, contando com o 3D e cerca de 4.500 salas. O resultado é parecido com o de O 13º Guerreiro (1999) e, em termos de audiência, três vezes menor do que o próprio Conan, o Bárbaro de 1982. Ponto negativo para Marcus Nispel, que já experimentara igual revés com Desbravadores (US$ 5 milhões) em 2007. A força do cimeriano não parece ser suficiente para recuperar os US$ 90 milhões investidos.

Em 5º lugar, Os Smurfs perdeu quase 400 salas e 42% dos negócios. Ainda assim, vendeu perto de US$ 8 milhões e soma US$ 117 milhões em seu quarto fim de semana, superando o capital aplicado.

Logo atrás, a estreia da refilmagem de A Hora do Espanto mostrou-se ainda pior do que a do guerreiro. Em cerca de 4.600 salas, vendeu apenas US$ 7.7 milhões, quase metade do recente Padre (US$ 14.9 milhões) e menos do que Os Vampiros que se Mordam (US$ 12.2 milhões) de 2010. Proporcionalmente, é menos até do que o original, que em agosto de 1985 faturou US$ 6.1 milhões com metade das salas e sem o 3D.

O filme, por pouco, não perdeu a posição para Premonição 5, que teve a pior queda do período (57%), caindo da 3ª para a 7ª, vendendo mais US$ 7.7 milhões e acumulando US$ 32.3 milhões após 17 dias em cartaz.

Um poudo abaixo, perdendo mais de 50%, a comédia 30 Minutos ou Menos com Jesse Eisenberg vendeu US$ 6.4 milhões e assumiu o 8º lugar. O romance Um Dia não se saiu bem, estreando num tímido 9º lugar com US$ 5.1 milhões, resultado ruim para a estrela Anne Hathaway.

Amor a Toda Prova perdeu quase 700 salas e 32% dos negócios. Com mais US$ 4.8 milhões, o filme soma US$ 64.2 milhões, fechando o ranking na 10ª colocação em seu quarto fim de semana de exibição.

Próxima sexta-feira chegam por lá os títulos Colombiana, o terror Don't Be Afraid of the Dark e a comédia Our Idiot Brother.

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